A série de livros 1Q84, de Haruki Murakami, não é apenas uma obra de ficção cativante, mas também um estudo profundo sobre o desenvolvimento de personagens e a prosa única do autor.
Publicada em três volumes entre 2009 e 2010, 1Q84 rapidamente se tornou um clássico contemporâneo, atraindo leitores de todo o mundo com sua narrativa complexa e envolvente.
Convido, você, leitor, a embarcar neste artigo e conhecer um pouco mais sobre essa obra, que tanto admiro, e a entender como Murakami desenvolve seus personagens e como sua prosa singular contribui para a atmosfera enigmática e surreal de sua história.
Por Que Ler Murakami?
Conheci Murakami há alguns anos, enquanto pesquisava sobre construção de personagens femininas, e caí em um vídeo que falava que "Aomame é a personagem feminina melhor desenvolvida da ficção". Chamativo e meio arrogante, não? Olha, na verdade, é bem por aí mesmo.
Haruki Murakami tem um talento inexplicável e hipnótico em criar personagens complexos, engraçados e assustadores, desses que a gente acredita que pode, um dia desses, esbarrar com eles em uma cafeteria ou estação de metrô.
Com um entendimento admirável sobre psicologia, sociologia e história, o autor tece palavras, sentenças e capítulos inteiros com uma prosa leve (sofisticada nos momentos certos), que nos permite caminhar pelas páginas com bastante conforto, até darmos de cara, sem aviso, (porque Murakami é assim), com uma das muitas cenas "bizarras" que ele gosta de escrever, e (nós, leitores de Murakami), adoramos ler.
Ler Murakami é conversar com a nossa alma, visitar os cantos escuros da mente e sair de lá renovado. Sim, existe muito conteúdo que podemos verdadeiramente aplicar à vida real, ou apenas refletir sobre, às vezes, são apenas frases de impacto que soam legal, como
"O momento da morte é muito importante. Não decidimos como nascer, mas podemos decidir como morrer."
outras, são verdadeiros ensinamentos estoicos, como
"Se há um sentido para a dor, posso perfeitamente suportá-la."
Seus personagens são tão bem desenvolvidos que até do vilão asqueroso e antipático Ushikawa, sentimos pena. Pena genuína (não peninha), do tipo que nos faz repensar toda a história lida até o momento e torcer para que o facínora tome jeito e saía de cena antes de uma tragédia acontecer, porque ela sempre vai acontecer nos livros de Murakami, seja no plano material, ou no espiritual/mental.
Enfim, o artigo é sobre 1Q84, não sobre o autor, (embora seja difícil dissociá-lo de sua obra) se deixar, discorro por páginas a fio, mas o momento para isso virá, em um artigo futuro.
Sem mais delongas, falemos sobre 1984, question mark? e adentremos os labirintos da mente de Tengo e Aomame.
O Enredo Intrigante de 1Q84
1Q84 é uma trilogia que se passa em um mundo alternativo, similar ao nosso, mas com sutis e perturbadoras diferenças, como um céu com duas luas e desdobramentos históricos ligeiramente distintos.
A história segue dois protagonistas, Aomame e Tengo, cujas vidas estão entrelaçadas em um universo onde a realidade é questionada a cada página. Com um enredo que mistura romance, suspense, e elementos sobrenaturais, Murakami cria uma narrativa que desafia as convenções literárias.
O título é inspirado diretamente em 1984, de George Orwell, e o motivo de existir um "Q" no lugar do "9" é que em japonês, o número nove lê-se "kyuu", a mesma pronúncia da letra "Q" em ingles, "kiu".
Também tem uma passagem em que Aomame percebe que está em um mundo diferente, e, por não saber exatamente que mundo é esse, o batiza como 1989 Question Mark (ponto de interrogação), prefiro bem mais essa explicação.
Desenvolvimento de Personagens
Os personagens centrais de 1Q84, Aomame e Tengo, são meticulosamente construídos por Murakami, com uma profundidade psicológica que ressoa com os leitores. Aomame, uma instrutora de artes marciais e (spoiler adiante) assassina, é um exemplo da complexidade feminina na obra de Murakami.
Sua jornada, que oscila entre o mundo real e o alternativo de 1Q84, é marcada por uma luta interna entre o dever e o desejo, refletindo uma busca por identidade e propósito.
Aomame
Aomame significa, em japonês, "ervilha verde". Sim, exatamente o que você está pensando. Recebemos essa informação da própria personagem, em um momento de reflexão sobre sua relação com o nome, imaginando que talvez sua vida fosse diferente se tivesse recebido um outro. Aomame se sente uma mulher comum e sem atrativos, que, na verdade, de comum, só tem o nome mesmo, como descobrimos mais à frente.
O primeiro capítulo, e metade da magia da série, é dela, a outra, é de Tengo. A personagem é apresentada como quem não quer nada, atrasada para um "compromisso em Shibuya" e presa no meio de um engarrafamento na via expressa.
Sem perspectivas de que o trânsito melhore, o motorista a informa sobre uma saída incomum, que pode ajudá-la a chegar a tempo de cumprir seu compromisso. Aomame, então, deixa o carro, com uma advertência um tanto intrigante, por parte do taxista...
"— Quando se faz algo incomum, as cenas cotidianas se tornam... Digamos que se tornam ligeiramente diferentes do normal. Isso já aconteceu comigo. Mas não se deixe enganar pelas aparências. A realidade é sempre única."
...desce as escadas incomuns e entra, sem querer, no mundo mágico/alternativo/paralelo de 1Q84.
Tengo
Na outra ponta narrativa conhecemos Tengo, um professor de matemática e aspirante a escritor, que representa o aspecto introspectivo e filosófico da série. Suas reflexões sobre a escrita, a vida e o universo de 1Q84 estabelecem de imediato uma relação íntima, de cumplicidade, com o leitor.
Tengo é um sujeito forte, mas desinteressado, que praticamente viveu a vida ao acaso, sem buscar verdadeiramente por algo. Sua história muda quando Fukaeri surge. Uma jovem verdadeiramente estranha que escreveu um romance de estreia curioso, com belíssimas e provocantes passagens, mas coberta por um aparente desinteresse técnico e narrativo.
É onde Tengo entra, com seu conhecimento de literatura e gramática. Seu editor, Komatsu, lhe da uma tarefa simples: reescrever a Crisálida de Ar, para que a obra possa concorrer ao prêmio Akutagawa e, acertadamente, vencê-lo, dividindo, assim, o valor entre eles.
Acontece que Fukaeri tem um passado obscuro, e, para piorar, não consegue (ou não quer) se comunicar direito. Por conta de sua relação com o Povo Pequenino (literalmente humanos em miniatura, com poderes sobre a natureza e, até mesmo, o espaço-tempo), a menina torna-se uma espécie de elo entre os dois mundos, e a porta de entrada de Tengo no mundo místico de 1Q84, já que ele acaba tendo que abrigá-la e, consequentemente, tendo que lidar com um sinistro grupo com toques religiosos que faz de tudo para por as mãos em Fukaeri.
Coadjuvantes
Os livros são divididos entre os dois pontos de vista, o que traz fluidez e suspense para a trama, além de apresentar personagens secundários que facilmente mereciam um livro sobre suas vidas. Como é o caso da senhora Shizue Ogata, (spoiler adiante) para quem Aomame trabalha, que financia uma casa segura para mulheres em situação de vulnerabilidade (leia-se sofrem violência doméstica), ao mesmo tempo em que despacha assassinos para fazer justiça às pobres donzelas.
Ushikawa é outro personagem memorável, embora ele sirva ao lado errado da história, seu passado é um emaranhado de tristezas, decepções e frustrações, mas, o mais aterrorizante sobre ele, é que nada parece o afetar, nem os olhares de nojo, de medo ou forças superiores.
Um personagem metódico e dono de uma educação irritante, que com certeza foge aos padrões de vilões maléficos que guardam rancor contra o mundo. Apesar de seu passado doloroso, Ushikawa não busca vingança ou reparação, apenas faz o que faz para viver e ganhar seus trocados, não importando o que seja. Nada tem contra os protagonistas, mas leva seu trabalho bastante a sério.
"— O que estou querendo dizer é que no mundo há coisas que é melhor não saber... A verdade pode magoá-lo. Ao descobrir a verdade, terá de se responsabilizar por ela."
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Duas-Luas-de-1Q84-by-Angelo-Ventura |
A união dos protagonistas se dá de muitas formas, a solidão opcional que ambos desfrutam, a liberdade afetiva e emocional e, principalmente, a relação complicada com seus pais.
Na infância, Aomome era obrigada a acompanhar a mãe pela cidade divulgando as boas-novas como Testemunha de Jeová, chegando a ponto de ser um verdadeiro empecilho na vida de seus colegas e professores.
Já Tengo, teve que aprender a se virar sozinho, uma vez que seu pai era cobrador da NKH e praticamente não ficava em casa. Ambos abandonam os pais e vivem suas vidas de forma solitária e simples.
Murakami desenvolve esses personagens de forma gradual, revelando camadas de suas personalidades através de suas ações, pensamentos e interações com o mundo ao seu redor.
Prosa de Murakami: Um Estilo Único
A prosa de Haruki Murakami em 1Q84 é um deleite à parte, tanto lírica quanto meticulosa. Uma combinalção de simplicidade com um toque surrealista, criando uma atmosfera que é ao mesmo tempo familiar e estranha.
Murakami usa frases curtas e diretas para descrever cenas cotidianas, mas com um olhar que revela o incomum no comum. Este estilo é essencial para a construção do mundo de 1Q84, onde a realidade é constantemente questionada e as fronteiras entre o real e o imaginário são indistintas.
Seu estilo é caracterizado por descrições detalhadas, diálogos introspectivos e uma narrativa que muitas vezes flui como um sonho.
Há trechos e, às, vezes, páginas inteiras em que o autor descreve seus personagens cozinhando, ou então lendo ou ouvindo música. Parafraseando outro livro do autor "às vezes, tudo que podemos fazer é esperar algo acontecer".
O autor lança mão do surrealismo como ferramenta para explorar temas como o isolamento, a identidade e o poder das histórias. Este estilo narrativo é o que mantém os leitores cativados, mesmo nas passagens mais densas do livro.
Em 1Q84, a prosa não é apenas um meio para contar a história; ela é parte integrante da experiência do leitor, conduzindo-o através dos labirintos mentais dos personagens e dos mistérios do enredo.
Temas e Motivos Recorrentes em 1Q84
1Q84 não é apenas uma história sobre mundos paralelos; é uma exploração profunda de temas como o poder, o controle, o amor e a solidão.
Murakami utiliza motivos como a lua dupla e o culto religioso para simbolizar a dualidade e a luta entre o bem e o mal. Estes temas ressoam com os leitores e oferecem uma reflexão sobre a natureza da realidade e da moralidade.
É bastante comum sentir-se melancólico e distante ao ler Murakami, pois seus personagens são, em grande maioria, pessoas simples, com um cotidiano simplório, que nada trazem de novo às nossas vidas.
Entretanto, tudo muda rapidamente quando acontecimentos, aparentemente comuns, como o sumiço de um gato, desencadeiam eventos míticos e transformadores.
As jornadas de seus personagens sempre são repletas de metáforas, simbolismos e reflexão, culminando no enfrentamento clássico entre o bem e o mal, mas que, dolorosamente, nunca chega a um desfecho.
Algumas situações são tão recorrentes na obra de Murakami que o artista Grant Snider criou um bingo do Murakami, com vinte e cinco temas, assuntos ou ocasiões que o autor quase sempre retrata em seus livros.
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Bingo-de-Haruki-Murakami |
A Recepção e o Impacto Cultural de 1Q84
Desde seu lançamento, 1Q84 foi aclamado tanto pela crítica quanto pelo público. O livro não só solidificou a reputação de Murakami como um dos maiores autores contemporâneos, mas também teve um impacto significativo na cultura pop.
Referências ao livro aparecem em várias mídias, e sua influência pode ser vista em obras que exploram temas similares de realidades alternativas e crises de identidade.
Merece destaque, também, a tendência para adaptação cinematográfica de Murakami, embora 1Q84 dificilmente venha paras as telas.
Filmes como Drive My Car e Burning, o primeiro um drama sensível e poético, o segundo, um suspense obscuro e incômodo, já adaptaram contos do mestre Murakami.
Grande será o dia em que A Crônica do Pássaro de Corda ganhar os cinemas.
Conclusão: A Magia de 1Q84
1Q84 é uma obra-prima que escancara aos quatro ventos o talento de Haruki Murakami para criar mundos complexos e personagens inesquecíveis. A profundidade do desenvolvimento dos personagens aliada à prosa surrealista única do autor fazem desta série livros um must read para os fãs de literatura contemporânea.
Ao mergulhar nas páginas de 1Q84, somos convidados a explorar não apenas uma realidade alternativa, mas também as profundezas da mente humana, em todas suas nuances, conduzidos pela caneta habilidosa de um dos maiores romancistas de nossa era.
Para aqueles que têm curiosidade,o mundo de 1Q84 é um excelente ponto de partida para explorar a genialidade literária do autor, embora um livro mais "light", como O Incolor Tsukuro Tazaki E Seus Anos De Peregrinação, seja mais atraente para os iniciantes no realismo mágico de Murakami.
1Q84 de Haruki Murakami é mais do que uma simples leitura; é uma experiência imersiva que desafia as percepções do leitor sobre a realidade. Com personagens memoráveis, uma narrativa complexa e temas profundos, essa trilogia continua a ser uma obra influente na literatura mundial.
Se está em busca de uma leitura que mexa com a mente e o coração, além de doses homeopáticas de bizarrices e filosofia, 1Q84 é a escolha perfeita.
E aí, já conhecia Haruki Murakami? Sentiu vontade de ler 1Q84? Compartilhe sua opinião nos comentários abaixo!